23/02/2022 às 18:11 Marketing

O que é Marketing Digital? Tudo sobre o conceito, como fazer e começar sua estratégia de Marketing Online.

561
3min de leitura

Marketing Digital (mkt digital) é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

O conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas, ao mesmo tempo, é muito subjetivo. Como compreender um assunto tão abrangente?

Qualquer ação da minha empresa da internet é Marketing Digital? Quais são as melhores estratégias? Como extrair o máximo potencial dessas ações?

Não resta dúvida sobre a utilidade e o crescimento do Marketing Digital nos próximos anos, e muita gente já sabe disso. E você? Quer estar preparado para saber tudo sobre esse assunto agora mesmo?

Se sua resposta for “sim”, criamos este conteúdo completo para que você entenda exatamente o que é Marketing Digital, seus principais benefícios, como fazer e como a sua empresa se encaixa e pode tirar proveito disso.

Vamos lá?


O que é Marketing DigitalVantagens do Marketing DigitalEstratégias de Marketing DigitalPlano de Marketing DigitalMétricas de Marketing DigitalComo trabalhar com Marketing DigitalFerramentas de Marketing DigitalExemplos de Marketing DigitalCursos de Marketing Digital

O que é Marketing Digital

Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Philip Kotler — considerado o pai do Marketing — conceitua marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Porém, as maneiras de fazer com que isso aconteça sofrem mudanças quase que diariamente. Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online.

É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

Usando canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros —, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.

Você entendeu a “sacada” do conceito apresentado pelo professor Kotler? Trata-se de um processo social! É algo que depende do acordo entre duas pessoas dentro de um contexto.

Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas… Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!

No vídeo abaixo explico quais são os conceitos mais básicos do Marketing Digital:

Observe o conceito de marketing e adicione uma camada de internet. Esse é o “espírito” do Marketing Digital! Meios digitais envolvem computadores e a forma dominante de comunicação digital é a internet.

O grande fluxo de comunicação que a web proporciona hoje favorece estratégias ágeis, como Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, como veremos nos próximos tópicos.

Quando falamos de aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos em que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.

Para chegar lá, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações.

Por isso, o Marketing Digital é um dos melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.

Redação:

Fernando Raphael 

CEO Classe A Agency / Gestor e Consultor de Marketing

(81) 98751.4010 - contato@classeaagency.com.br

23 Fev 2022

O que é Marketing Digital? Tudo sobre o conceito, como fazer e começar sua estratégia de Marketing Online.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

agencia de marketing Consultor de marketing Fabiana Schreiner Fernando Raphael Gestor de marketing Marketing Marketing digital marketing empresarial

Quem viu também curtiu

23 de Fev de 2022

O mercado está investindo em marketing de influência? Marketing digital o futuro do mercado.

23 de Fev de 2022

Descubra a importância do marketing e saiba como aplicá-lo em sua empresa.

06 de Abr de 2022

Matriz Eisenhower